Comentários

(24)
Carlos Alberto, Advogado
Carlos Alberto
Comentário · há 6 anos
1
0
Carlos Alberto, Advogado
Carlos Alberto
Comentário · há 6 anos
1
0
Carlos Alberto, Advogado
Carlos Alberto
Comentário · há 7 anos
A QUE PONTO CHEGAMOS

Quando a corrupção e o tráfico de influência envolvem a participação direta de membros do Supremo Tribunal Federal, guardião da nossa
Constituição Federal, não há como acreditar na legitimidade do Estado de Direito e do hipotético contrato social que o fundamenta. Aquela teoria hobbesiana de que a vida em sociedade torna o homem bom cai por Terra diante dos absurdos presenciados!

Assistimos atônitos a falência total da nossa República. Não existe espaço público onde o poder econômico domina os mais altos poderes e onde os partidos se entregam a toda jogatina e canalhice.Cabe lembrar que República (do latim res pública) significa "coisa pública".

Na real situação, em que o poder econômico (JBS, Odebrecht, etc.) manipula os espaços políticos, em especial o Congresso Nacional, citando como exemplo assustador a compra de parlamentares para votarem a favor do Impeachment da Dilma, o interesse comum, o espírito coletivo, são meros termos que floreiam a retórica dos políticos, que estão chafurdados na maior podridão possível.

Você consegue confiar em algum Deputado ou Senador? Há exceções, mas essas são ofuscadas, sequer aparecem na imprensa, salvo para serem estigmatizadas e ridicularizadas, afinal, não fazem o jogo sujo do capital selvagem, donos dos grandes meios de comunicação.

Nesse cenário dantesco e distópico, figuras canhestras como Bolsonaro, de discurso intolerante e ignorante aos assuntos relevantes da nação, ganham força perante uma população na sua grande maioria desesperada por alternativas fáceis, incluindo aqueles movidos pelo rancor ao que lhe é diferente, preconceito, etc.

É preciso levar a sociedade brasileira ao divã, para que esta tome consciência das causas de suas agruras, para ai então se libertar das patologias diagnosticadas há séculos, tal como a corrupção incrustada em seu DNA desde a era do descobrimento.
Como brilhantemente falou o Professor Leandro Karnal:

"Não existe país com governo corrupto e população honesta."

Nessa cloaca fétida, os únicos vitoriosos são aqueles que a todo custo querem precarizar os direitos sociais, dividindo os trabalhadores.
2
0
Novo no Jusbrasil?
Ative gratuitamente seu perfil e junte-se a pessoas que querem entender seus direitos e deveres